Publicado em: 16/03/2020
As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade em todo o mundo. São condições não transmissíveis com uma patogênese complexa e suas manifestações clínicas incluem eventos cardiovasculares maiores, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.
Evidências epidemiológicas sugerem uma associação consistente entre periodontite e aumento do risco de doenças cardiovasculares. Algumas evidências apoiam um efeito benéfico do tratamento da periodontite em desfechos e na gravidade de doenças cardiovasculares.
Evidências mais recentes originadas de ensaios clínicos randomizados publicados confirmam um efeito positivo do tratamento periodontal em desfechos de doenças cardiovasculares, ao passo que não houve ensaios clínicos randomizados investigando o efeito do tratamento periodontal na incidência de eventos de doença cardiovascular, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.
Em conclusão, há evidências suficientes de estudos observacionais e experimentais em desfechos cardiovasculares para justificar o desenho e a condução de ensaios controlados randomizados e controlados que investigam o efeito de intervenções periodontais eficazes em desfechos de doenças como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, com controle adequado de fatores de risco cardiovasculares tradicionais.
Saiba mais