Publicado em: 16/03/2021

Os pacientes com Diabetes Mellitus apresentam manifestações bucais comuns como sangramento gengival, perda óssea e perda do aparato de inserção do dente. O Diabetes Mellitus Tipo 2 aumenta em 3 vezes a chance de desenvolver as periodontites em comparação com os pacientes que apresentam glicemia normal. Se o paciente for fumante e diabético essa chance passa a ser 20 vezes maior do que pacientes apenas fumantes.
A periodontite, por ser uma infecção bacteriana, pode favorecer a hiperglicemia, dificultando a compensação do paciente. Por outro lado,a descompensação do Diabetes está comumente relacionada com o grau de gravidade da periodontite. 
Por isso, é aceito que o controle do Diabetes pode favorecer os resultados da terapia periodontal e o tratamento odontológico periodontal pode contribuir para o controle glicêmico. Ou seja, uma via de mão-dupla onde uma condição interfere na outra.
Vários outros sinais e sintomas clínicos também podem ocorrer como alterações salivares, infecções fúngicas oportunistas, úlceras.
É importante a aferição da Glicemia capilar no início da consulta. O paciente deve estar bem alimentado e fazendo uso correto das medicações prescritas pelo médico.
O tratamento odontológico deve incluir o conhecimento da história médica e dos exames do paciente e, de acordo com o estado presente, instituir o tratamento adequado. O Importante é estar atento às medidas preventivas e seguras para o atendimento do paciente diabético.
Diabetes Mellitus x Doenças Bucais

Agende um horário